Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

03/07/08

Alcanena adere ao Agenda 21


E após termos opinado sobre a adesão da CM Alcanena ao projecto Agenda 21, e até de lamentar a habitual falta de informação, eis que no site oficial da CM Alcanena foi hoje publicado o seguinte artigo:

Projecto Agenda 21 Local Aprovado por Unanimidade em Alcanena
Crescimento sustentável e gestão equilibrada dos recursos são os principais objectivos que o Município de Alcanena pretende atingir com este projecto. A proposta de implementação da Agenda 21 Local em Alcanena foi aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara no passado dia 23 de Junho, estando agora reunidas as condições para a elaboração de um Plano de Acção Estratégico que contribua para o crescimento sustentável do concelho ao nível económico, social, cultural, ambiental e urbanístico.

O crescimento acelerado das últimas décadas levou a uma exploração excessiva dos recursos naturais e do espaço urbano, o que causou inúmeros danos ambientais e colocou em questão a qualidade de vida de gerações presentes e futuras, bem como o equilíbrio ecológico do Planeta. Remontam a 1972 as conversações a nível mundial para a resolução desta problemática, com a conferência da ONU em Estocolmo sobre Desenvolvimento e Ambiente, de onde resultou o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Definida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eduardo Marcelino, como um “processo participativo multi-sectorial” em que é necessária a “colaboração activa” de várias entidades, a implementação da Agenda 21 Local visará sobretudo a promoção da educação, nomeadamente a educação ambiental, a sensibilização, consciencialização e responsabilidade cívica.

Pretende-se também actuar ao nível do fortalecimento do papel dos grupos para a recolha de informações e tomada de decisões (indústria, comércio, comunidade científica e tecnológica, agricultores, entre outros), da protecção da saúde e promoção da qualidade de vida, da conservação e gestão de recursos, visando o desenvolvimento, do combate ao desflorestamento, à desertificação e à seca, do incentivo à protecção dos recursos de água doce e à utilização racional de produtos químicos e de resíduos perigosos, da implementação de tecnologias ambientais saudáveis ou da criação de dinâmicas demográficas.

Segundo o documento que apresenta a proposta deste projecto, “o objectivo final da Agenda 21 Local do município de Alcanena é envolver, participar e responsabilizar todos e cada um dos munícipes no futuro da comunidade, permitindo encontrar um padrão de desenvolvimento que concilie métodos de protecção ambiental, justiça social e eficiência económica, que sirvam gerações do presente, sem comprometer gerações futuras”.
CM Alcanena



COMENTÁRIO:
Engolirei em seco sobre a m/ opinião depreciativa anteriormente formulada, mas garanto que farei uma enorme vénia a este executivo no dia em que vir qualquer resultado prático deste lindo discurso de boas intenções.
Um bem-haja pela adesão ao projecto e um melhor-haja, ainda, para quando deixar de ser só projecto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tá a ver este projecto a ser dinamizado por quem?
Pelo Azevedo?
Pela Claudinha?
Pela Fernandinha?
Pela senhora do CDS?

Está aqui, tá feito.

Anónimo disse...

Estes políticos falam bem mas já não me alegram. São uns TRETAS que deviam ter mais vergonha na cara.