Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

02/07/08

Agenda 21 vai ser implementada em Alcanena


A Câmara de Alcanena aprovou a proposta de implementação da Agenda 21 no concelho, o que vai permitir a elaboração de um Plano de Acção Estratégico visando o desenvolvimento sustentável do concelho a nível económico, ambiental, social e urbanístico.
Envolvendo a colaboração activa de várias entidades, a implementação da Agenda 21 aposta também na promoção da educação ambiental e na responsabilidade cívica.

In "O Mirante"

O que é Agenda 21?

A Agenda 21 é um documento que propõe redirecionar o desenvolvimento para a direção apontada pelas idéias associadas à sustentabilidade do planeta. Foi aprovado por 179 países que participaram na Rio 92 - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - realizada em 1992 no Rio de Janeiro.
Ler Documento

Com a Agenda 21, a comunidade internacional assumiu compromissos com a mudança da matriz de desenvolvimento no século XXI. O termo "Agenda" foi concebido no sentido de planeamento, desejo de mudanças para um novo modelo de civilização, e para novos padrões de produção e consumo onde predomine o equilíbrio entre o crescimento económico, a justiça social e o respeito ao meio ambiente.

Na prática, Agenda 21 é um processo de planeamento participativo composto por governo e sociedade civil, responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que reflicta os anseios, desejos e necessidades locais por meio de projectos e acções de curto, médio e longo prazo, com os respectivos meios e responsabilidades do governo e demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses procjetos e acções.

A Agenda 21 adopta o conceito de Desenvolvimento Local Sustentável definido por Tânia Zapata: “transformação de estruturas e de sistemas visando uma melhoria durável da qualidade de vida da comunidade. Não se trata de um simples arranjo local, como, por exemplo, a resolução de alguns problemas específicos. O conceito de desenvolvimento local apoia-se na idéia de que as localidades e territórios dispõem de recursos econômicos, humanos, institucionais, ambientais e culturais, além de economias de escala não exploradas, que constituem o seu potencial de desenvolvimento”.
A Agenda 21 estimula o exercício da cidadania, a mobilização social e a formação de parcerias entre os diversos sectores da sociedade para o alcance da sustentabilidade social, ambiental e econômica.

(conceitos retirados de vários sites)




COMENTÁRIO
Em Portugal muitos Municípios e Regiões têm aderido a este projecto. Nalguns casos é apenas fachada e um conjunto de documentos assinados. Noutros casos tem sido intrepretado com seriedade e existem resultados.

Não sei qual o caso em que se inserirá o n/ concelho, nem se a sua implantação é por inerência do CUMT ou iniciativa individual.
Como é habitual, não existem grandes explicações sobre o assunto.Também no site da Comunidade Urbana do Médio Tejo não descobri qualquer referência à Agenda 21. No entanto, os vizinhos CULT (Lezíria do Tejo) já têm um projecto em marcha
.
"Ribatejo Digital"

O que penso disto? Nem sei bem.
No caso do Concelho de Alcanena julgo, como habitualmente, que nada se notará. Títulos, idéias, projectos, viagens, reuniões, protocolos, discursos, etc. Mais ou menos como nos processos das geminações. Na prática, fica tudo igual, com mais dois ou três funcionários num novo gabinete criado para coordenar os processos. É apenas uma opinião.

PS: Para contrariar este meu comentário, seria irónico que saísse desta Agenda 21 o apregoado Miradouro da Costa. Dava vontade de rir, mas era de aplaudir !!

Sem comentários: