Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

19/02/08

‘Pense Indústria’ atrai jovens para carreiras industriais


Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), de Alcanena, está levar a cabo uma iniciativa de promoção e esclarecimento sobre a realidade industrial portuguesa em escolas do 3º Ciclo e Secundárias, da região Centro de Portugal.

O objectivo da iniciativa ‘Pense Indústria’ é atrair jovens portugueses para carreiras industriais em áreas como a robótica, energias renováveis ou produção de células de combustível.

«Os vários centros tecnológicos do país em parceria com a Rede de Centros Tecnológicos (RECET) aperceberam-se que os jovens actualmente não estão bem cientes do que é a realidade da indústria portuguesa», afirma Cristina Moço, responsável do projecto ‘Pense Industria’, que explica que esta é a razão pela qual há que dar a conhecer a nova indústria nacional tal como ela é.

Para isso, a iniciativa leva até às escolas jogos didácticos, actividades de construção e programação de robots ou elucidações sobre o processo produtivo do couro e de tecnologias limpas, de forma a incentivar o gosto dos jovens por estas áreas.

«Dividimos cada sessão em duas partes: uma parte teórica, em que abordamos as energias renováveis, células de combustíveis ou energia solar e outra parte mais prática, em que através de vários modelos como robots ou automóveis promovemos o trabalho em equipa, onde os alunos programam um robot através de um computador portátil», explica Cristina Moço.

Entre as várias tecnologias disponibilizadas, o CTIC apresenta um robot capaz de fazer a selecção do lixo para colocar nos Ecopontos ou um automóvel movido a hidrogénio que funciona com recurso a um depósito de água.

«Os alunos ficam muito entusiasmados e os professores acham muito interessante a forma como os estimulamos para questões como o ambiente, a segurança e higiene no trabalho e como mostramos que na indústria não trabalham apenas operários», adianta a especialista.

O projecto que está em curso desde 2006 tem conseguido sensibilizar muitos jovens para as oportunidades na indústria, integrando-os em cursos tecnológicos e permitindo-lhes uma aproximação progressiva à realidade industrial e ao mundo do trabalho. In "TV Ciência"



Site Oficial do CTIC : www.ctic.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

ISTO É BOM PARA A MALTA DA VilaViva - dezenas de industrias irão florescer no concelho