Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

22/02/08

Estudo identifica fontes poluidoras do Alviela


Santarém, 21 Fev (Lusa) - A câmara de Santarém apresentou hoje um estudo para a recuperação do ecossistema do Alviela, que identifica as agro-pecuárias do concelho também como fontes poluidoras do rio, apontando o tratamento integrado dos seus efluentes como uma das medidas a tomar.

Francisco Moita Flores, presidente da autarquia, salientou que o estudo, elaborado nos últimos meses por uma equipa multidisciplinar, veio provar que este não é um problema do concelho vizinho de Alcanena, cuja indústria de curtumes é tradicionalmente responsabilizada pelos danos causados ao rio.

"As culpas estão nos concelhos de Alcanena e Santarém", afirmou o autarca, considerando que "em vez de procurar culpados" é preciso procurar soluções.

Nesse sentido, a comissão criada há cerca de um ano, que antecedeu a recolha de assinaturas para uma petição que levou o assunto ao Parlamento há cerca de um mês, vai ser reactivada, disse.

Moita Flores afirmou que a comissão, que reunirá ainda este mês, vai, com base nos dados contidos no estudo hoje apresentado, definir os próximos passos, nomeadamente o envolvimento dos empresários e do Governo no processo.

"O Governo tem que estar vinculado", porque uma solução para o Alviela só é possível através do Programa Operacional nacional, uma vez que a bacia hidrográfica do rio não pode ser dividida por programas operacionais regionais, frisou.

Para Bernardino Pinto, um dos técnicos envolvidos no estudo que tem por missão a preparação de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), "um projecto desta natureza só tem lógica de forma integrada", lembrando que Santarém e Alcanena estão abrangidas por programas operacionais regionais diferentes (Alentejo e Centro, respectivamente).

Maria João Cardoso, chefe da divisão de resíduos e promoção ambiental da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que, a partir de experiências em curso noutros pontos do país, terá agora de ser desenvolvido um projecto que permita o tratamento e aproveitamento dos efluentes para produção de biogás, acompanhado de um plano de comunicação junto de empresários e populações.

Francisca Silva, que coordenou o estudo desenvolvido pela Hidroprojecto, afirmou que foram identificados, nos dados disponíveis nos organismos oficiais, cerca de 13.000 suínos, número que terá de ser afinado agora no terreno, cujos efluentes correspondem a mais de 40.000 habitantes, sem contar com os bovinos e aves.

Para o vice-presidente da câmara de Alcanena, Eduardo Marcelino Camacho, presente na sessão, o estudo "não surpreendeu", porque há muito que o seu município vinha alertando para a poluição a montante da nascente, alertando para a necessidade de se considerar igualmente o tratamento dos esgotos domésticos. In "
RTP Notícias"

Sem comentários: