Estudo aponta conclusões óbvias para salvar o Alviela
No dia em que foi apresentado o Estudo de Recuperação do Ecossistema do Alviela, o presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros denunciou mais uma descarga poluente no rio, que cobriu as águas de espuma branca e matou peixes. Uma prova de que, mais do que estudos técnicos com conclusões mais ou menos esperadas, é mesmo necessário avançar-se com acções práticas para que o rio se livre dos atentados ambientais de que é regulamente vítima há largas dezenas de anos.O estudo encomendado pela Câmara de Santarém à empresa Hidroprojecto diz que todo o ecossistema da bacia hidrográfica do Alviela tem recuperação desde que seja garantida a qualidade da água do rio. A conclusão parece óbvia e apenas vem reforçar aquilo que há muito se vem dizendo: é necessário suprimir as fontes poluidoras, reparando o sistema de saneamento de Alcanena, cuja ETAR é responsável por descargas poluentes no rio, e tratando os resíduos das inúmeras explorações pecuárias da zona.
A indústria de curtumes, as pecuárias e também as ETAR de Amiais de Baixo e de Pernes, que funcionam em deficientes condições, são em grande parte responsáveis pela constante poluição no rio. A que acresce o reduzido caudal que se regista no Alviela em boa parte do ano.
Para resolver a situação são necessárias soluções integradas para o tratamento dos esgotos das pecuárias – na zona da bacia do Alviela estão registados 13 mil porcos – e reabilitação do sistema de saneamento de Alcanena. O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), afirma-se convencido que há “sensibilidade do Governo” para resolver “um problema que não é só de Alcanena”.
Para isso é preciso muito dinheiro e os mentores do estudo consideram essencial a criação de uma estrutura que agregue todas as entidades envolvidas, que tenha força jurídica, para apresentar uma candidatura a fundos comunitários. Entre as linhas de acção preconizadas está a elaboração de um projecto de regularização do rio que defina um caudal mínimo e a execução de um plano de emergência de defesa relativamente à poluição do Alviela. O estudo traçou um diagnóstico ambiental da bacia do Alviela, através da compilação de dados fornecidos por várias entidades, como a CCDR-LVT, Direcção Regional de Agricultura ou Instituto da Água. In "O Mirante"

COMENTÁRIO:
Estudos, entrevistas, reuniões, projectos, festivais, assembleias, etc., etc.
Muita conversa, muito teatro, e afinal o que se tem feito para salvar o Alviela? Nada!
Como diz o presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros, no próprio dia em que foi apresentado este referido estudo houve mais uma descarga poluente. Quase todos os dias sucede o mesmo. Em Janeiro foi a CM Alcanena a fazer as denúncias. Hoje são uns e amanhã são outros.
Será assim tão difícil verificar de onde vêm as descargas e punir severamente os prevaricadores, cortando o mal pela raíz?
A mim, isto cheira-me muito a esturro... Mas mesmo muito!


O actual presidente de Câmara Municipal de Tomar, Corvêlo de Sousa (PSD), está, desde há uns meses a tentar deixar de fumar. O autarca, que acendeu o primeiro cigarro ainda não tinha 20 anos, chegou a fumar dois maços e meio por dia, muito por culpa do stress relacionado com o trabalho. “Actualmente consegui reduzir e estou a fumar 5 a 7 cigarros por dia”.
Idoso que matou vizinho com forquilha condenado a 14 anos de prisão
A revisão da carta educativa do concelho de Alcanena foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo ficando agora a aguardar a ratificação da assembleia municipal para que os investimentos previstos possam ser aprovados e candidatados a fundos do QREN.

Está em discussão na especialidade (depois de ter sido aprovada na generalidade) a nova lei eleitoral autárquica que mereceu o apoio do PS e do PSD (embora o PSD agora ameaçe «roer a corda»). Será esta nova lei que irá regular as próximas eleições autárquicas.
Uma lei que visa dar mais estabilidade, no fundo não a dá, se houver uma convergência de votos das listas derrotadas. Como é que um presidente com 21% dos votos faz para passar o seu orçamento na assembleia municipal? Fará acordos pontuais com os partidos de oposição, mendigando, cedendo, negociando? A estas questões a lei não dá resposta. Ou seja, uma maioria que se pretende mais estável é apenas uma maioria de fachada...se a Assembleia funcionar!
Francisco Moita Flores, presidente da autarquia, salientou que o estudo, elaborado nos últimos meses por uma equipa multidisciplinar, veio provar que este não é um problema do concelho vizinho de Alcanena, cuja indústria de curtumes é tradicionalmente responsabilizada pelos danos causados ao rio.
A vereadora do PSD da Câmara de Alcanena, Ana Claúdia Coelho, mostra-se preocupada com as incoerências existentes na carta educativa do concelho, dizendo na reunião de segunda-feira que o documento está mal redigido e cheio de gralhas. “Os números nas tabelas não fazem sentido, existem textos repetidos e há uma fraca contextualização” refere a vereadora, solicitando ao presidente da câmara que nomeie um conselho para rectificar o documento sob consequência da mesma ser alvo de más interpretações e ‘chumbada’ por parte da oposição na assembleia municipal.
A prestação das equipas ribatejanas nos campeonatos nacionais de futebol está muito por baixo. O Grupo Desportivo de Monsanto é a excepção, a cinco jornadas do final da primeira fase da série D do Campeonato Nacional da Terceira Divisão a equipa da pequena aldeia do concelho de Alcanena ocupa o primeiro lugar com 10 pontos de vantagem sobre o Sertanense e Unhais da Serra, que a perseguem no segundo lugar.

É já a partir da próxima Sexta-feira que milhares de produtos vão estar à disposição do público a preços significativamente mais baixos na sétima edição da Feira de Stocks de Torres Novas. O certame decorre de 22 a 24 de Fevereiro e conta com a presença de cerca de cinquenta expositores. À venda estarão produtos tão variados como: têxtil de Decoração; vestuário de senhora e homem; vestuário de bebé e criança; móveis; calçado; artigos em pele; perfumaria; cosméticos; lingerie; acessórios de moda; vestuário profissional; sistemas de filtragem de água; artigos decorativos e artigos de desporto.
A ACIS, associação empresarial, inaugurou em Alcanena a terceira Loja do Associado. Uma iniciativa que contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanena e que visa melhorar o apoio aos associados através de um atendimento mais directo e localizado.
Campanha de Adopção de Animais
Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), de Alcanena, está levar a cabo uma iniciativa de promoção e esclarecimento sobre a realidade industrial portuguesa em escolas do 3º Ciclo e Secundárias, da região Centro de Portugal.


O gestor do Programa Operacional de Competitividade, Nelson de Souza, mostra-se “francamente bem impressionado” com a adesão das empresas do distrito a projectos candidatáveis no âmbito do QREN e avançou com alguns dados concretos. Na 1ª fase de candidaturas, que decorreu de Novembro a meados de Janeiro houve no distrito de Santarém 60 candidaturas, num investimento total de quase 95 milhões de euros. A grande fatia do investimento – 43 por cento – diz respeito a projectos de inovação e apenas 1 por cento a investigação e desenvolvimento.
O Bloco de Esquerda considera "má solução" a opção por uma zona logística na envolvente da A1 com a A23, criticando a Comunidade Urbana do Médio Tejo por não ter debatido a proposta que quer candidatar a fundos comunitários.
O Decreto-Lei n.º 9/2002 de 24 de Janeiro, que regula o consumo de bebidas alcoólicas, vem dizer no artigo 12, nº 6 que “as áreas relativas à proibição referida no número anterior (a instalação de estabelecimentos onde se vendam bebidas alcoólicas junto das escolas de ensino básico e secundário) são delimitadas, caso a caso, pelos municípios, em colaboração com a direcção regional de educação”.
Esta prova de estrada tem vindo a realizar-se alternadamente e este ano a partida foi de Rio Maior com chegada em Alcanena.
A freguesia de Serra de Santo António recebe, dia 17 de Fevereiro, a próxima caminhada do projecto Caminhadas pelo Concelho.


É do conhecimento geral que as obras de construção do Museu de curtume já iniciaram, no passado dia 7 de Janeiro, estando os trabalhos no valor de 1 milhão e 650 mil euros, a cargo da empresa Lena Construções, devendo estes estar concluídos até ao final de Setembro de 2008.Neste âmbito, procedeu-se à demolição dos antigos celeiros da EPAC, a fim de se iniciar a construção do edifício que se constituirá no Museu do Curtume.

A empresa propõe-se entregar em casa do cliente packs com um total de 20 quilos (um com mistura de diversos tipos de batata e cebola, com oferta de um saquinho de alhos, outro só de batatas e outro só de cebolas), embalados em caixas de cartão, que apenas podem ser encomendados on-line.

"Tudo tem que mudar" é o nome do espectáculo concebido pelo bailarino e coreógrafo Tiago Guedes que terá estreia mundial a 01 de Fevereiro no Festival Vivat la Danse!, no Théâtre Le Vivat, em Armentières, França.

Acabada de publicar foi a acta da 

