Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

06/01/08

O Museu do Território!


Quem disse que o Plano de Acção Operacional ALCANENA 2013 era um mero conjunto de intenções?

Tem aspectos bem concretos. Com a diminuição da actividade industrial no concelho e consequente diminuição da população activa, vai-se de transformar o concelho de Alcanena num enorme... museu! Olhem só para esta pérola:

«Com a criação de uma rede museológica em Alcanena – Museu do Território –, pretende-se potenciar o desenvolvimento de uma rede integra capaz de articular os vários núcleos/espaços museológicos existentes ou a criar no concelho de Alcanena. Propõe-se, para o efeito, a seguinte rede:

Museu do Curtume (Alcanena),
Museu do Curtume (pólo da Gouxaria),
Museu da Comunidade (Minde),
Museu Roque Gameiro (Minde),
Museu Rural e Etnográfico (Espinheiro),
Museu da Boneca (Alcanena),
Lagar Museu (Malhou),
Moinho Típico (Malhou),
Eco Museu (Serra de Santo António),
Museu da Vela e da Vassoura (Monsanto),
Museu do Traje Tradicional (Gouxaria),
Núcleo de Arqueologia (Moitas Venda),
Museu de Arte Contemporânea (Alcanena) e
Carsoscópio (Olhos de Água).»

Um projecto com um custo previsto de 4 (quatro) milhões de euros...dos quais um milhão e 850 mil serão para o Museu do Curtume (quase metade!) Isto para ser implementado até ao ano de 2010 (2009 para o Museu do Curtume).

Depois é descrito o Museu do Têxtil para Minde (que não pertence à rede do Museu do Território ou então teremos uma errata - onde se lê Museu da Comunidade, leia-se Museu do Têxtil) com um custo estimado de um milhão e 880 mil euros, mas já a fazer entre 2009 a 2010.

Finalmente lá vem o Museu da Aguarela Roque Gameiro (são teimosos com a Aguarela...). Vejam só o que os autores deste estudo sabem da preservação actual do espólio do pintor. Vou citar: «Em virtude da carência de instalações adequadas à conservação e exposição permanente do espólio artístico do pintor aguarelista e ilustrador Alfredo Roque Gameiro (presentemente, a exibição da colecção é assegurada, de forma temporária, pela casa particular onde Roque Gameiro nasceu)». Este museu tem um custo estimado de 500 mil euros. É também para estar concluído em 2009 (pois claro!).

Ora somando os três valores dá um total de 4 milhões e 230 mil euros, o que já ultrapassa o valor inicial que acima referi. Há qualquer coisa aqui que não bate certo.

Então e os outros núcleos do Museu do Território? Não têm verba?
Ou somamos mesmo tudo e temos para Museus o valor de 8 milhões e 230 mil euros?
Ou o Museu do Têxtil é mesmo à parte, não integrando o «Museu do Território»?

Nestas duas ultimas hipóteses, alguém é capaz de imaginar o que poderá ser um «Museu da Comunidade» em Minde?

Enfim, peço que me ajudem e leiam melhor que eu o programa 2. Basta começar na página 103 e finalizar na 121. Isto porque existem mais duas acções previstas - a dinamização do Cine-Teatro de Alcanena (1 milhão e 200 mil euros) e a Recuperação dos Moinhos de Vento (640 mil euros) que penso já não estarem incluídas no tal Museu do Território.

E assim vai a politica cultural deste concelho!
Boa Noite.

João M Querido in "Minde Online"

Sem comentários: