Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

30/01/08

Museu do Curtume e o ícon dos Doors


Os antigos celeiros da Epal em Alcanena Já não existem. Foram demolidos para ceder lugar à construção do novo Museu do Curtume que a CM Alcanena se propôe edificar naquele local.
Uma obra estimada em 1,6 milhões de euros, e cujas obras já se iniciaram.
Recordando o passado e projectando o futuro, reproduzo um texto (e fotos) que o Sr. Carlos Malaca publicou no site Alcanena.net.

O antigo edifício dos Celeiros em Alcanena
"Recordam-se do edifício dos Celeiros de Alcanena? Está a ser demolido!
No seu lugar, pelo que sei, irá nascer o Museu do Curtume.



Na verdade sempre o conheci fechado. No final da década de 70 e durante os primeiros anos da década de 80 passei por lá quase todos os dias. Ou porque ia para a escola ou porque ia para o treino de atletismo. Os mais velhos falavam-me de festas feitas por lá.

O icon dos Doors, para mim, esteve sempre por lá. Creio que há uma geração de jovens de Alcanena que muito se identifica com o que se fez por lá.
O edifício, enquanto celeiro, não me recordo.
Há uns anos, entrei lá dentro. Estava a ser utilizado para guardar os objectos recolhidos para o futuro museu do curtume. Pareceu-me ser um edifício degradado.

Em 2001, a minha sugestão seria implementar a Casa da Juventude naquele espaço. Continuo a achar que não temos um espaço para as actividades juvenis. Um espaço de encontro para os jovens de Alcanena. Um espaço de juventude. Até pelas ligações que muitos em Alcanena tinham àquele edifício&ldots;

Mas tudo isto é passado!
O futuro Museu do Curtume que se torne uma realidade, viva! Capaz de atrair a Alcanena visitantes. Lançar as bases para a compreensão da actividade dos curtumes no Concelho de Alcanena. Contribuir para a nossa história. Contribuir para a nossa cultura.
Carlos Malaca , em "Alcanena.net"

1 comentário:

Anónimo disse...

AQUI OS COMENTARIOS SAO LIVRES,TOCA A DESBUNDAR AQUI