Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

15/04/08

Polje Mira-Minde é argumento turístico




É o equivalente natural aos mosteiros de Alcobaça ou da Batalha. O Polje de Mira-Minde, situado na fronteira das duas freguesias que lhe dão o nome, pode ser a “galinha dos ovos de ouro” daquela região.

É o próprio director do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), onde se situa o polje, que sublinha a sua importância para o desenvolvimento turístico local, desde que sustentado. “O facto de se ter uma marca reconhecida internacionalmente é meio caminho andado”, refere José Alho.

À margem das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, no passado dia 2, em Mira de Aire, o responsável estabeleceu o paralelo entre os dois mosteiros Património da Humanidade existentes no distrito com o reconhecimento internacional do Polje de Mira-Minde.

Recorde-se que em Maio do ano passado, aquela lagoa temporária, com uma área inundável de 396 hectares, foi incluída no grupo de aproximadamente um milhar de sítios em todo mundo abrangidos pela Convenção sobre Zonas Húmidas. Um facto que coloca o polje no grupo das mais importantes zonas húmidas do planeta.

José Alho afirma o “orgulho” com a classificação daquela zona, concordando que a notoriedade obtida pode ser aproveitada para fins turísticos através de projectos específicos, direccionados para o turismo da natureza. João Alves, vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza, enfatizou igualmente que aquele património “deve ser aberto à visitação e ao estudo sustentado”, enquanto João Salgueiro, presidente da Câmara de Porto de Mós, salientou o esforço financeiro que a autarquia prepara, visando dotar Mira de Aire de uma rede de saneamento – até aqui inexistente –, o que evitará que os efluentes cheguem ao polje.
CSA ed. 3647, 09 de Fevereiro de 2007

COMENTÁRIO:
São palavras bonitas que ficam muito bem nos discursos. Mas, na prática, Sr. José Alho, o que é que o PNSAC já fez pelo Polje de Minde? - Zero. Nem uma placa existe a referenciar o Polje de Minde como uma RAMSAR.
E qual será a opinião do Sr. Presidente da CMA sobre este assunto? Não esteve lá?

Ver site: www.polje.minde.eu

1 comentário:

Mindericus Vulgaris disse...

O estado de subserviência geral dos habitantes do Concelho de Alcanena, leva a que estas coisas aconteçam.

Em tempos escrevi no Portal Minderico que certos dirigentes mantêm constantemente a bolinha baixa, pois é a única maneira de os fascistas que estão no poder em Alcanena darem umas migalhas às Instituições.

Houve quem se zangasse comigo, embora eu até tivesse elogiado esses Mindericos com obra feita.
Até no Jornal de Minde (His Master's Voice da Hierarquia da Igreja Católica - embora eu defenda que mesmo os disparates devem poder ser escritos lá) apareceu um escrito boçal e abrasileirado a atacar a minha pessoa.

É comum ouvir-se em Minde gabar-se a obra de Salazar. Para esses saudosistas do passado, não há que ter razão de queixa. Actualmente os fascitoides da Câmara são da mesma linha política de tão criminoso senhor.

O problema que se põe é: o(a) próximo(a) Presidente da Câmara será, a nível comportamental, da mesma linha política do Santa Combadense?

Vamos a ver ....

vmcs