Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

26/05/08

Oeste e Vale do Tejo vai investir 2,8 mil milhões


O Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT), que vai ser apresentado em Junho, prevê o lançamento de um operador regional de Banda Larga, o reforço do sistema de Viaturas Médicas de Emergência, um programa de apoio à instalação de rotas e percursos de interesse turístico, a construção de instalações para a valorização orgânica dos resíduos orgânicos no Oeste, a criação da Agência Regional de Energia no Oeste, programas relacionados com as energias renováveis e estudos sobre a Linha do Oeste.

No total está previsto um investimento de 2,8 mil milhões de euros, a ser realizado até 2013, sendo que uma parte dos investimentos propostos deverá poder ser suportada por fundos comunitários, através do QREN.



O programa de execução está agora dividido por áreas: “sistema urbano e competitividade” (1,08 mil milhões de euros), “sistema ambiental” (547 milhões) e “sistema de mobilidades” (1,2 mil milhões). No sistema de governação do PROT-OVT serão gastos 2,2 milhões de euros.

Os cinco eixos estratégicos previstos nas primeiras versões do PROT passaram a quatro e têm novas denominações: “Ganhar a aposta da inovação, competitividade e internacionalização”, “Potenciar as Vocações Territoriais num Quadro de Sustentabilidade Ambiental”, “Concretizar a visão policêntrica e valorizar a qualidade de vida urbana” e “Descobrir as novas ruralidades”.

Desaparece assim a menção específica ao turismo e a referência à “Montagem de um Sistema de Governança Regional”. O documento defende mesmo que as actividades ligadas ao turismo, lazer e cultura no Oeste e Vale do Tejo devem ser encaradas numa lógica de complementaridade “com a região polarizada por Lisboa”.

O âmbito territorial do PROT do Oeste e Vale do Tejo inclui os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Alenquer, Almeirim, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Ourém, Peniche, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas, Abrange as NUTS III Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo, correspondendo a 33 concelhos e com uma população de cerca de 800 mil habitantes, distribuídos por uma superfície de 8792 Km2.
Ler Mais in "Oeste Online"

Sem comentários: