Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

13/08/08

Sugestões ao Plano Estratégico Alcanena XXI


Como já referido num post anterior está em discussão pública até ao dia 14 de Agosto o Plano Estratégico Alcanena XXI podendo os munícipes participar com sugestões ou comentários, bastando para o efeito aceder ao pequeno formulário no site da CM Alcanena.

Criticar no fim é fácil e nada resolve, mas já que podemos participar nesta fase, apelo a que todos o façam, e pode ser que melhoremos alguma coisa. Duvido do efeito, mas, como costumo dizer:
Todos juntos seremos muitos.
Eu já o fiz, e aproveito para publicar aqui na íntegra o meu comentário / sugestão:

Em resposta ao apelo de participação na discussão pública do Plano Estratégico Alcanena XXI anexo o meu comentário e algumas sugestões.

Em primeiro lugar gostaria de referir que acho completamente inoportuno que esta discussão seja levada a público neste período de férias de verão, e, atendendo à elevada importância do referido plano, a mesma deveria ser precedida de um esclarecimento / debate em vários auditórios do concelho.
Apesar de defensor do investimento cultural, entendo, nesta época de crise e recessão económica, que é desajustado e muito elevado o investimento no designado projecto Museu Territorial com 13 unidades dispersas pelo concelho. Acabarão por ser pólos de fraca atracção de visitantes e de interesse muito relativo e pouco rentável, criando custos de manutenção elevadíssimos com poucas compartidas culturais ou económicas.

Sendo natural de Minde, gostaria de referir que entendo que a designada Zona Industrial de Minde está completamente desfasada da realidade actual e condenada a um pequeno loteamento de meia-dúzia de barracões com fracas acessibilidades e que pouco ou nada acrescentarão à actividade económica da vila.
O investimento previsto de quase 2 milhões de euros deveria ser canalizado para uma reformulação do projecto com uma zona de serviços e, quiçá, com a incentivação de um Parque Tecnológico fomentando a criação de um instituto ao algo do género que possa fixar os jovens e atrair a investigação e consequentes empresas de outras áreas de actividades. Um problema básico de Minde é a fixação dos jovens.

De salientar que a zona norte do concelho está muito pouco contemplada neste plano estratégico e que se deveria fomentar na zona do Covão do Coelho / Vale Alto um pólo industrial e logístico para empresas de maiores dimensões, aproveitando o fluxo de empresas já instaladas na zona e dando condições ao maior desenvolvimento da actividade de empresas de transportes existentes, aproveitando o fácil acesso à rede de auto-estradas.
Com os melhores Cumprimentos,
PM / Minde


NOTA: No site ALCANENA.NET, o seu autor, Sr. Carlos Malaca, está a trabalhar na apresentação simplificada deste Plano Estratégico Alcanena XXI. Julgo que o trabalho ainda não foi concluído, mas recomendo uma leitura.

PS:
No site da CMA é ridícula e extremamente minúscula e diminuta a caixa para introdução de texto existente no referido formulário, pelo que sugiro que escrevam os comentários num processador de texto e depois façam o respectivo copy & past. Podem inclusive aproveitar para os publicar neste blog (mesmo anonimamente), o que seria bastante interessante.
Também alerto para os constantes erros que o formulário emite quando se prime a opção gravar (enviar), e caso não tenhamos o texto gravado noutro local, vai tudo à vida. Enfim, são coisas já muito típicas neste site, mas é o que temos, e até dá para supor que é propositado.


Sem comentários: