Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

05/08/08

Indústrias de curtumes limitam requalificação urbana


Alcanena

Actualmente, existem apenas duas unidades industriais inseridas na malha urbana da vila, e uma delas, a Marsipel, é mesmo uma das maiores fábricas do concelho. Já aconteceram deslocalizações, como o caso da fábrica de curtumes Boaventura que se instalou fora da zona central da vila (na estrada 365-4) e que actualmente é uma das empresas mais ecológicas do sector. Têm havido outras pequenas deslocalizações de partes das unidades industriais mas a requalificação da zona central da vila está ainda limitada pela presença desta indústria que é a maior empregadora do concelho de Alcanena. O presidente da Câmara Municipal, Luís Azevedo, espera que a criação de uma zona industrial possa vir ajudar a resolver este problema. O presidente da Junta de Freguesia de Alcanena, Celestiano Gameiro, culpa os governos por não terem sabido planear este sector e criar parques industriais fora nos núcleos habitacionais.

Ainda assim, a zona histórica de Alcanena tem vindo a ser requalificada, quer a nível da rede viária – ainda muito degradada – quer a nível do abastecimento de água, do saneamento básico (cobertura a 100%), da rede eléctrica e dos espaços públicos, como é o caso da Praça Marechal Carmona, que foi recentemente remodelada. Também a requalificação dos edifícios degradados é uma das preocupações do município e da junta de freguesia. Para breve está também previsto o alargamento dos passeios de calçada até às novas zonas habitacionais que vão nascendo na vila, como é o caso das urbanizações que estão previstas para junto do pavilhão multiusos. Luís Azevedo garante que Alcanena tem vindo a ser mais procurada para construção de habitações e referiu que existem projectos em marcha em várias zonas: Tojal (10 lotes em fase de construção, 60 lotes para moradias unifamiliares e 3 lotes para blocos em fase de projecto); no Bairro Vermelho e ainda na continuidade da variante que liga a vila à zona de acesso à A23 e à A1. A acompanhar este crescimento urbanístico, a Câmara prevê a criação de espaços verdes e de lazer, bem como a requalificação de outros já existentes, como é o caso do jardim próximo do estádio municipal.

“Investimos boa parte das verbas do 3º quadro comunitário de apoio no saneamento básico, que anda na ordem dos 80% de cobertura global no concelho. Agora esperamos ter verbas para construir espaços de lazer e dar qualidade de vida aos munícipes”, salienta Luís Azevedo.
Publicado no Jornal "O Ribatejo" (suplemento dedicado a Alcanena)

Sem comentários: