Este Blog está desactivado e foi substituído com um novo nome e um novo endereço.
Por favor click em :



O BLOG DO CONCELHO DE ALCANENA

29/02/08

Salvar o Alviela


Estudo aponta conclusões óbvias para salvar o Alviela

No dia em que foi apresentado o Estudo de Recuperação do Ecossistema do Alviela, o presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros denunciou mais uma descarga poluente no rio, que cobriu as águas de espuma branca e matou peixes. Uma prova de que, mais do que estudos técnicos com conclusões mais ou menos esperadas, é mesmo necessário avançar-se com acções práticas para que o rio se livre dos atentados ambientais de que é regulamente vítima há largas dezenas de anos.

O estudo encomendado pela Câmara de Santarém à empresa Hidroprojecto diz que todo o ecossistema da bacia hidrográfica do Alviela tem recuperação desde que seja garantida a qualidade da água do rio. A conclusão parece óbvia e apenas vem reforçar aquilo que há muito se vem dizendo: é necessário suprimir as fontes poluidoras, reparando o sistema de saneamento de Alcanena, cuja ETAR é responsável por descargas poluentes no rio, e tratando os resíduos das inúmeras explorações pecuárias da zona.

A indústria de curtumes, as pecuárias e também as ETAR de Amiais de Baixo e de Pernes, que funcionam em deficientes condições, são em grande parte responsáveis pela constante poluição no rio. A que acresce o reduzido caudal que se regista no Alviela em boa parte do ano.

Para resolver a situação são necessárias soluções integradas para o tratamento dos esgotos das pecuárias – na zona da bacia do Alviela estão registados 13 mil porcos – e reabilitação do sistema de saneamento de Alcanena. O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), afirma-se convencido que há “sensibilidade do Governo” para resolver “um problema que não é só de Alcanena”.

Para isso é preciso muito dinheiro e os mentores do estudo consideram essencial a criação de uma estrutura que agregue todas as entidades envolvidas, que tenha força jurídica, para apresentar uma candidatura a fundos comunitários. Entre as linhas de acção preconizadas está a elaboração de um projecto de regularização do rio que defina um caudal mínimo e a execução de um plano de emergência de defesa relativamente à poluição do Alviela. O estudo traçou um diagnóstico ambiental da bacia do Alviela, através da compilação de dados fornecidos por várias entidades, como a CCDR-LVT, Direcção Regional de Agricultura ou Instituto da Água. In "O Mirante"



COMENTÁRIO:
Estudos, entrevistas, reuniões, projectos, festivais, assembleias, etc., etc.
Muita conversa, muito teatro, e afinal o que se tem feito para salvar o Alviela? Nada!
Como diz o presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros, no próprio dia em que foi apresentado este referido estudo houve mais uma descarga poluente. Quase todos os dias sucede o mesmo. Em Janeiro foi a CM Alcanena a fazer as denúncias. Hoje são uns e amanhã são outros.
Será assim tão difícil verificar de onde vêm as descargas e punir severamente os prevaricadores, cortando o mal pela raíz?
A mim, isto cheira-me muito a esturro... Mas mesmo muito!


Maria Veneno: A Fadista de Moitas Venda


“Sou uma fadista tradicional que canta como reza”

A jovem fadista ribatejana canta sempre de xaile e com os olhos fechados. O cantor José Cid acredita no seu valor e desafiou-a para dar a voz a poemas de Maria Manuela Cid e a alguns fados imortalizados por Hermínia Silva.

Como é que surge o fado na sua vida?
Foi com a Dulce Guimarães quando tinha onze anos. Um dia a Rádio Voz de Alcanena convidou-me para participar numa entrevista e puseram-me a falar com a Dulce. Ela perguntou-me se gostava de fado e eu disse-lhe que não. Ela achou uma reacção tão natural que nunca mais se esqueceu deste momento e eu também não. Curiosamente, foi com a Dulce Guimarães que comecei a gostar de fado.
Vivia no concelho de Alcanena. Foi lá que cresceu?
Eu nasci e cresci em Moitas Venda. Tive uma infância bonita.
Quando é que cantou o primeiro fado?
Foi num teatro amador lá na terra. Tinha apenas oito anos e participei na peça com o “Retrato Sagrado”. Foi muito giro. Eu tinha um grande à vontade e as pessoas achavam imensa piada.
Cantou sem guitarra e viola?
(...) Ler entrevista In "O Mirante"

Nova lei do tabaco não provocou corrida às farmácias


O actual presidente de Câmara Municipal de Tomar, Corvêlo de Sousa (PSD), está, desde há uns meses a tentar deixar de fumar. O autarca, que acendeu o primeiro cigarro ainda não tinha 20 anos, chegou a fumar dois maços e meio por dia, muito por culpa do stress relacionado com o trabalho. “Actualmente consegui reduzir e estou a fumar 5 a 7 cigarros por dia”.
(...)
Pastilhas, pensos e comprimidos são apenas alguns dos medicamentos que as farmácias dispõem para os fumadores que procuram um suplemento para deixar de fumar. Mas vencer o vício do tabaco é uma batalha dura para quem a trava. Que o diga o director técnico da Farmácia Correia Pinto, em Alcanena, que há dois anos organizou um programa de cessação tabágica mas sem sucesso para os aderentes.

“Tínhamos 12 participantes e nenhum deles conseguiu chegar ao fim do programa”, disse João Correia Pinto a O MIRANTE, acrescentando que as pessoas que tentam largar o vício do tabaco têm que ter “uma vontade muito forte e posição firme, caso contrário fracassam”. Para o farmacêutico, a nova lei do tabaco veio apenas alterar os hábitos dos fumadores uma vez que os impede de fumar em certos locais pelo que não considera que a mesma tenha “efeitos significativos” nem tão pouco sente que exista uma maior procura por parte das pessoas desde o início do ano.
(...) Ler Mais In "O Mirante"

28/02/08

Idoso condenado a 14 anos de prisão


Idoso que matou vizinho com forquilha condenado a 14 anos de prisão

O colectivo de juízes presidido por José Carneiro condenou esta quinta-feira Manuel Carvalho, de 86 anos de idade, a 14 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado. Os juízes do Tribunal de Alcanena deram como provado que o idoso utilizou um pau e uma forquilha para bater no seu vizinho Rogério Silva e que foram os inúmeros ferimentos causados pela acção repetida dos dois objectos que levaram à morte da vítima, em Junho de 2006.

“O grau de ilicitude do facto é elevadíssimo, quer pelo meio usado para causar a morte quer pelos valores que foram postos em causa; a vida humana, bem jurídico por excelência”, refere o acórdão lido pelo juiz presidente do colectivo. José Carneiro salientou ainda o facto de o arguido ter manifestado o maior desprezo pela vida de Rogério, “quer pelo que fez, quer pelo modo como o fez”.
Para o juiz o motivo que levou Manuel Carvalho a agir de forma tão violenta –o uso de uma serventia – não justifica de modo algum ter cometido o crime mais grave que a Lei portuguesa tem. “Os três juízes que compuseram este colectivo sentiram muita tristeza e uma certa pena por o senhor ter deixado cair uma nódoa tão grande numa vida de 86 anos sem problemas, mas não podíamos passar uma esponja pelo que fez ”, salientou José Carneiro.

Que julgou parcialmente procedente o pedido de indemnização civil deduzido pela família de Rogério Silva – viúva, filhos e netos – condenando o arguido ao pagamento de um total de 113.647 euros por danos patrimoniais e não patrimoniais.

Até que a decisão se torne definitiva – no caso de haver recurso – Manuel Carvalho mantém a medida de coacção anteriormente decretada pelo tribunal – a obrigação de permanência na sua habitação. Mais desenvolvimentos na próxima edição semanal. In "O Mirante"

27/02/08

Câmara de Alcanena aprova Carta Educativa


A revisão da carta educativa do concelho de Alcanena foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo ficando agora a aguardar a ratificação da assembleia municipal para que os investimentos previstos possam ser aprovados e candidatados a fundos do QREN.
O documento, depois de revisto por um conselho de trabalhos, prevê o encerramento de 13 escolas no concelho e a concentração dos alunos em dois centros escolares únicos, localizados em Minde e em Alcanena, sendo necessárias obras de remodelação e ampliação para o bom funcionamento dos mesmos.
Estão em fase de estudo, para o agrupamento escolar de Minde, a construção de 4 salas de aula e um refeitório, e em Alcanena a construção de um novo edifício com 22 salas de aula, uma biblioteca e a ampliação do refeitório actual. In "O Mirante"

26/02/08

IV Encontro dos antigos alunos e professores


IV Encontro dos antigos alunos e professores dos Colégios de Santa Maria e Andrade Corvo de Torres Novas

Sábado, 15 de Março de 2008.
Programa
11H00 - Concentração no Colégio Andrade Corvo
12H00 - Missa no C. Santa Maria
13H30 - Almoço Convívio
17H30 - Despedida


A Comissão dos antigos alunos:
Gonçalo Azevedo, Isabel Damião, Luís Rua, João Luís Nalha e José Luís Ferreira
Preço P/Pessoa: 17€ - Criança 8.5 € (até 10 anos inclusive)
INSCRIÇÕES: Tel: 249 830 600 – José Bento (Secretaria do Colégio Andrade Corvo) - Fax: 249 830 605 ou e-mail colegioac@cacorvo.pt
Nota: Este convite é extensivo a todos os antigos alunos e professores

25/02/08

Feira de Antiguidades, do Livro e Sopada


A 14.ª edição da Feira de Antiguidades de Alcanena decorre, este ano, em simultâneo com a Feira do Livro e a Sopada,no Pavilhão Multiusos de Alcanena, entre os dias 15 e 16 de Março.

A Feira estará aberta ao público entre as 11:00h e as 23:00h do dia 15 (sábado) e entre as 11:00h e as 20:00h do dia 16 (domingo), sendo a entrada livre.
Para mais informações contacte os Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Alcanena através do telefone 249 889 010 ou do fax 249 891 136.

Ver Programa e Ficha de Inscrição AQUI

22/02/08

Nova lei eleitoral autárquica


Está em discussão na especialidade (depois de ter sido aprovada na generalidade) a nova lei eleitoral autárquica que mereceu o apoio do PS e do PSD (embora o PSD agora ameaçe «roer a corda»). Será esta nova lei que irá regular as próximas eleições autárquicas.

Os pontos mais relevantes são:
  • Passará a haver apenas eleições para a Assembleia Municipal;
  • O Presidente da Câmara será o cabeça da lista mais votada;
  • Ao partido mais votado será atribuida uma maioria de vereadores de dois terços;
  • Os vereadores serão escolhidos pelo Presidente da Câmara dentre os membros da Assembleia Municipal da sua lista;
  • Os presidentes das juntas de freguesia não poderão votar na Assembleia Municipal os orçamentos e planos de actividade;
  • O Presidente poderá substituir qualquer vereador por outro deputado da Assembleia Municipal;
  • As listas menos votadas terão direito a um terço dos vereadores, eleitos pelo método da proporcionalidade;
  • A Câmara poderá ser destituída pela Assembleia, desde que haja uma maioria de 60%.
  • O numero de vereadores de cada município será menor.
Serão alterações relevantes, sobretudo o facto de, pela primeira vez, se abandonar o Método de Hondt (da proporcionalidade pela média mais alta) que regia as eleições desde o 25 de Abril de 1974, pois basta uma lista ter mais um voto que a seguinte para ficar automaticamente com maioria qualificada no executivo municipal. Tal irá proporcionar uma maior instabilidade a nível local. Penso ser grave para a nossa democracia este enviezamento da proporcionalidade. Imaginem Alcanena:

Se existirem 3 listas maioritárias, cada qual com 30% dos votos, basta os ICAS terem mais um voto que o segundo partido para ficarem logo com maioria na Câmara. Mas não a terão na Assembleia, podendo a Câmara ser destituída (ou a composição do executivo não ser aprovada) pois a oposição terá mais que os tais três quintos (60%). E depois como é?

Uma lei que visa dar mais estabilidade, no fundo não a dá, se houver uma convergência de votos das listas derrotadas. Como é que um presidente com 21% dos votos faz para passar o seu orçamento na assembleia municipal? Fará acordos pontuais com os partidos de oposição, mendigando, cedendo, negociando? A estas questões a lei não dá resposta. Ou seja, uma maioria que se pretende mais estável é apenas uma maioria de fachada...se a Assembleia funcionar!


Mas também há aspectos positivos: os cargos por inerência na Assembleia (os presidentes de Junta de Freguesia) deixam de poder votar nos orçamentos. Tal era uma situação que desvirtuava o voto directo dos eleitores pois tinham direito a voto num órgão para o qual não foram sufragados pelas populações. Imaginem o Municipio de Barcelos com as suas 89 freguesias em que os presidentes das juntas são em maior número que os deputados municipais!

Poderia ter-se ido mais longe, afastando-os da Assembleia Municipal. Na Assembleia da República também só existem deputados eleitos pelo povo, não há inerências. Mas já foi dado um passo. Se já estivesse em vigor esta lei, o Orçamento para 2008 da CM de Alcanena não teria sido aprovado. Ou tê-lo-ia sido doutro modo...

Por outro lado, fica sempre assegurado à oposição um terço dos vereadores, o que em certos casos pode ser relevante, caso de municipios do interior com poucos vereadores em que quem ganhava arrebata todos os lugares. Agora pelo menos um será da oposição. Mas também poderá acontecer que uma lista com 30% dos votos só tenha um vereador...

Vamos a ver...ainda falta muita água para correr pelas pontes até a lei ser aprovada na especialidade.
JMQ in "Minde-Online"

Estudo identifica fontes poluidoras do Alviela


Santarém, 21 Fev (Lusa) - A câmara de Santarém apresentou hoje um estudo para a recuperação do ecossistema do Alviela, que identifica as agro-pecuárias do concelho também como fontes poluidoras do rio, apontando o tratamento integrado dos seus efluentes como uma das medidas a tomar.

Francisco Moita Flores, presidente da autarquia, salientou que o estudo, elaborado nos últimos meses por uma equipa multidisciplinar, veio provar que este não é um problema do concelho vizinho de Alcanena, cuja indústria de curtumes é tradicionalmente responsabilizada pelos danos causados ao rio.

"As culpas estão nos concelhos de Alcanena e Santarém", afirmou o autarca, considerando que "em vez de procurar culpados" é preciso procurar soluções.

Nesse sentido, a comissão criada há cerca de um ano, que antecedeu a recolha de assinaturas para uma petição que levou o assunto ao Parlamento há cerca de um mês, vai ser reactivada, disse.

Moita Flores afirmou que a comissão, que reunirá ainda este mês, vai, com base nos dados contidos no estudo hoje apresentado, definir os próximos passos, nomeadamente o envolvimento dos empresários e do Governo no processo.

"O Governo tem que estar vinculado", porque uma solução para o Alviela só é possível através do Programa Operacional nacional, uma vez que a bacia hidrográfica do rio não pode ser dividida por programas operacionais regionais, frisou.

Para Bernardino Pinto, um dos técnicos envolvidos no estudo que tem por missão a preparação de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), "um projecto desta natureza só tem lógica de forma integrada", lembrando que Santarém e Alcanena estão abrangidas por programas operacionais regionais diferentes (Alentejo e Centro, respectivamente).

Maria João Cardoso, chefe da divisão de resíduos e promoção ambiental da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que, a partir de experiências em curso noutros pontos do país, terá agora de ser desenvolvido um projecto que permita o tratamento e aproveitamento dos efluentes para produção de biogás, acompanhado de um plano de comunicação junto de empresários e populações.

Francisca Silva, que coordenou o estudo desenvolvido pela Hidroprojecto, afirmou que foram identificados, nos dados disponíveis nos organismos oficiais, cerca de 13.000 suínos, número que terá de ser afinado agora no terreno, cujos efluentes correspondem a mais de 40.000 habitantes, sem contar com os bovinos e aves.

Para o vice-presidente da câmara de Alcanena, Eduardo Marcelino Camacho, presente na sessão, o estudo "não surpreendeu", porque há muito que o seu município vinha alertando para a poluição a montante da nascente, alertando para a necessidade de se considerar igualmente o tratamento dos esgotos domésticos. In "
RTP Notícias"

Vereadora critica carta educativa de Alcanena


A vereadora do PSD da Câmara de Alcanena, Ana Claúdia Coelho, mostra-se preocupada com as incoerências existentes na carta educativa do concelho, dizendo na reunião de segunda-feira que o documento está mal redigido e cheio de gralhas. “Os números nas tabelas não fazem sentido, existem textos repetidos e há uma fraca contextualização” refere a vereadora, solicitando ao presidente da câmara que nomeie um conselho para rectificar o documento sob consequência da mesma ser alvo de más interpretações e ‘chumbada’ por parte da oposição na assembleia municipal.

Apesar dos prazos apertados, o presidente da Câmara de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), convocou uma reunião com a presença de um membro de cada força partidária, que se reunirá numa sessão extraordinária no próximo dia 18 para ultrapassar as falhas no documento. In "O Mirante"

21/02/08

Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto


A prestação das equipas ribatejanas nos campeonatos nacionais de futebol está muito por baixo. O Grupo Desportivo de Monsanto é a excepção, a cinco jornadas do final da primeira fase da série D do Campeonato Nacional da Terceira Divisão a equipa da pequena aldeia do concelho de Alcanena ocupa o primeiro lugar com 10 pontos de vantagem sobre o Sertanense e Unhais da Serra, que a perseguem no segundo lugar.

Domingo a equipa de Monsanto, comandada pelo técnico Vítor Alves, foi empatar 1-1 à Lousã, e mesmo assim acabou por aumentar a sua vantagem porque o Unhais da Serra foi perder 2-0 a Penamacor.
O apuramento para discutir a subida de divisão já está garantido, agora resta lutar por terminar a primeira fase com o maior número possível de pontos, porque a passagem para a segunda fase faz-se com metade dos pontos conquistados na fase regular. (...) In "O Mirante"


Site do G.D.R.M - http://gdrm.com.sapo.pt/

CARSOSCÓPIO promove campo de férias


O Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO organiza este ano as CARSOFÉRIAS de PÁSCOA, um campo de férias que visa proporcionar aos jovens uma verdadeira aventura científica à descoberta do Alviela. O campo de férias realiza-se de 15 a 20 de Março no CARSOSCÓPIO, situado nos Olhos de Água do Alviela (Alcanena), um dos locais de referência na rota do turismo de natureza.

De acordo com os responsáveis pelo Centro de Ciência Viva do Alviela, as CARSOFÉRIAS 2008 vão contribuir para estimular o gosto pela Ciência junto dos mais novos através da realização de actividades experimentais, jogos pedagógicos e visitas acompanhadas por peritos a alguns dos locais mais paradigmáticos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Pretende-se assim divulgar a região do Maciço Calcário Estremenho, rica em fenómenos geomorfológicos de grande beleza paisagística, de uma forma divertida e entusiasmante. Dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos de idade, o campo de férias oferece também actividades de Desporto Natureza, num espaço dotado de campo de jogos, percurso pedestre e equipamentos de apoio à Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela.

Fonte "Ciência PT" ..................Ver aqui o programa de actividades
Ver Informações aos Encarregados de Educação

Feira dos Stocks em Torres Novas


É já a partir da próxima Sexta-feira que milhares de produtos vão estar à disposição do público a preços significativamente mais baixos na sétima edição da Feira de Stocks de Torres Novas. O certame decorre de 22 a 24 de Fevereiro e conta com a presença de cerca de cinquenta expositores. À venda estarão produtos tão variados como: têxtil de Decoração; vestuário de senhora e homem; vestuário de bebé e criança; móveis; calçado; artigos em pele; perfumaria; cosméticos; lingerie; acessórios de moda; vestuário profissional; sistemas de filtragem de água; artigos decorativos e artigos de desporto.

Há sete edições que a Feira de Stocks se assume como uma excelente oportunidade para as empresas poderem escoar os seus stocks e restos de colecção. Quem fica a ganhar é o consumidor que, assim, adquire produtos a preços bastante mais baixos do que os praticados no mercado.

O horário da 7ª edição da Feira de Stocks de Torres Novas é o seguinte:
Sexta, 22 de Fevereiro – 18:00 às 23:00 horas
Sábado, 23 de Fevereiro – 14:00 às 23:00 horas
Domingo, 24 de Fevereiro – 14:00 às 20:00 horas



Fonte: "Nersant.pt"

ACIS inaugura Loja do Associado em Alcanena


A ACIS, associação empresarial, inaugurou em Alcanena a terceira Loja do Associado. Uma iniciativa que contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanena e que visa melhorar o apoio aos associados através de um atendimento mais directo e localizado.

A nova Loja do Associado vai funcionar a título experimental às quartas-feiras entre as 09h30 e as 12h30. Nesse espaço os associados e os empresários em geral poderão tratar de assuntos relacionados com as respectivas actividades económicas bem como obter informações e esclarecimentos sobre as mais variadas matérias, quer em termos fiscais, económicos e ou laborais.

A ACIS anuncia que a curto prazo pretende, através de um funcionário, contactar pessoalmente os associados, dando-lhes a conhecer este novo serviço que têm a partir de agora à disposição, assim como outros apoios que podem vir a beneficiar.
In "O Mirante"

Quer adoptar um animal ?


Campanha de Adopção de Animais

Tem agora a possibilidade de adoptar um cão, gato ou outro animal.
O Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas (que inclui o Concelho de Alcanena) promove, nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro, uma Campanha de Adopção de Animais.
Esta acção terá lugar entre as 10:00h e as 17:00h, junto ao Centro Cultural do Entroncamento (antigo mercado).
Aproveite e colabore! Os animais são uma excelente companhia.

19/02/08

‘Pense Indústria’ atrai jovens para carreiras industriais


Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), de Alcanena, está levar a cabo uma iniciativa de promoção e esclarecimento sobre a realidade industrial portuguesa em escolas do 3º Ciclo e Secundárias, da região Centro de Portugal.

O objectivo da iniciativa ‘Pense Indústria’ é atrair jovens portugueses para carreiras industriais em áreas como a robótica, energias renováveis ou produção de células de combustível.

«Os vários centros tecnológicos do país em parceria com a Rede de Centros Tecnológicos (RECET) aperceberam-se que os jovens actualmente não estão bem cientes do que é a realidade da indústria portuguesa», afirma Cristina Moço, responsável do projecto ‘Pense Industria’, que explica que esta é a razão pela qual há que dar a conhecer a nova indústria nacional tal como ela é.

Para isso, a iniciativa leva até às escolas jogos didácticos, actividades de construção e programação de robots ou elucidações sobre o processo produtivo do couro e de tecnologias limpas, de forma a incentivar o gosto dos jovens por estas áreas.

«Dividimos cada sessão em duas partes: uma parte teórica, em que abordamos as energias renováveis, células de combustíveis ou energia solar e outra parte mais prática, em que através de vários modelos como robots ou automóveis promovemos o trabalho em equipa, onde os alunos programam um robot através de um computador portátil», explica Cristina Moço.

Entre as várias tecnologias disponibilizadas, o CTIC apresenta um robot capaz de fazer a selecção do lixo para colocar nos Ecopontos ou um automóvel movido a hidrogénio que funciona com recurso a um depósito de água.

«Os alunos ficam muito entusiasmados e os professores acham muito interessante a forma como os estimulamos para questões como o ambiente, a segurança e higiene no trabalho e como mostramos que na indústria não trabalham apenas operários», adianta a especialista.

O projecto que está em curso desde 2006 tem conseguido sensibilizar muitos jovens para as oportunidades na indústria, integrando-os em cursos tecnológicos e permitindo-lhes uma aproximação progressiva à realidade industrial e ao mundo do trabalho. In "TV Ciência"



Site Oficial do CTIC : www.ctic.pt

Reunião CMDFCI


Decorreu no passado dia 12 de Fevereiro, no Auditório dos Paços do Concelho, mais uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios – CMDFCI.
(...)
Com uma área ardida de 188,69 ha e 66 ocorrências registadas pelos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde entre Janeiro e Dezembro de 2007, verificou-se um decréscimo relativamente ao ano anterior (2006) quer no que respeita à área ardida (299,42 ha), quer ao número de ocorrências (106), correspondendo o incêndio registado na freguesia de Minde (Covão do Coelho), a 24 de Agosto de 2007, a 96,21% do total da área ardida no concelho de Alcanena. (...)
Ler Mais in "Bombeiros de Minde"

18/02/08

Fernanda Asseiceira reeleita líder do PS / Alcanena


A vereadora e deputada Fernanda Asseiceira foi reeleita presidente da concelhia do Partido Socialista de Alcanena na noite de sexta-feira, dia 15, derrotando a lista adversária liderada por Rui Anastácio. Na noite eleitoral participaram 69 militantes, tendo a lista vencedora obtido um total de 40 votos contra os 29 da lista opositora.

Em declarações ao MIRANTE, Fernanda Asseiceira diz terem sido “umas eleições bastante participadas” em que a sua reeleição faz todo o sentido considerando o trabalho que a força partidária tem vindo a desenvolver desde 2006. A eleita reforça ainda dizendo que “seria uma pena esse trabalho ser agora interrompido”. In "O Mirante"

95 milhões de euros de projectos


O gestor do Programa Operacional de Competitividade, Nelson de Souza, mostra-se “francamente bem impressionado” com a adesão das empresas do distrito a projectos candidatáveis no âmbito do QREN e avançou com alguns dados concretos. Na 1ª fase de candidaturas, que decorreu de Novembro a meados de Janeiro houve no distrito de Santarém 60 candidaturas, num investimento total de quase 95 milhões de euros. A grande fatia do investimento – 43 por cento – diz respeito a projectos de inovação e apenas 1 por cento a investigação e desenvolvimento.

Em termos de distribuição concelhia o gestor do POC ressalvou o facto de haver bastantes candidaturas do Médio Tejo e da Lezíria. No norte do distrito, Ourém, Torres Novas e Alcanena aparecem à frente em número e valor de candidaturas, enquanto a sul a lista é encabeçada por Santarém, seguindo-se Rio Maior e Benavente.

Dos projectos apresentados 30 são de pequenas e médias empresas (PME), representando um terço do investimento total no distrito, 18 são de médias empresas e oito de micro empresas. O gestor do POC mostrou-se ainda “muito satisfeito”por observar que a indústria – com 36 projectos – é o sector mais representativo do distrito em termos de candidaturas, seguindo-se o comércio.

A segunda fase das candidaturas ao QREN tem duas “levas”. A primeira começou na sexta-feira e prolonga-se até Março e a última será aberta “mais para o final do ano”.



Site Oficial do QREN : http://www.qren.pt/

BE critica localização de zona logística no Médio Tejo


O Bloco de Esquerda considera "má solução" a opção por uma zona logística na envolvente da A1 com a A23, criticando a Comunidade Urbana do Médio Tejo por não ter debatido a proposta que quer candidatar a fundos comunitários.

Numa conferência de imprensa destinada a analisar as opções estratégicas do Médio Tejo, tendo em vista o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que dá prioridade a projectos intermunicipais, a coordenadora distrital de Santarém do Bloco de Esquerda (BE) lamentou que a chamada "Porta Norte" se situe numa das extremidades da sub-região.

Carlos Matias, da coordenadora do BE distrital, criticou a localização nos concelhos de Alcanena e Torres Novas, uma zona já de si muito congestionada do ponto de vista rodoviário e "inacessível ao transporte ferroviário".



Apelando à reflexão de autarcas, empresários, sector do ensino, população em geral, Carlos Matias questionou a ausência de debate, desta e doutras propostas apontadas na estratégia da CUMT, tanto na assembleia da comunidade como nas 11 assembleias dos municípios que a integram.

"A falta de legitimidade democrática dá para tudo, decide-se o que a alguém interessa, porque não têm que prestar contas a ninguém", lê-se no comunicado distribuído na conferência de imprensa.

O Bloco de Esquerda apresentou, em Julho de 2007, uma proposta para criação de um parque de negócios "de dimensão significativa" na zona central do Médio Tejo, "eventualmente entre os concelhos de Tomar e Vila Nova da Barquinha".

Para o BE, a região beneficiaria mais da capacidade de atracção de projectos de dimensão significativa se a plataforma logística se encontrar nessa zona, beneficiando da maior proximidade das rotas ferroviárias e da equidistância em relação aos maiores centros populacionais da região.

"A ligação aos pólos do ensino superior, a preocupação com o ambiente e necessidade de criação de emprego qualificado são aspectos que, globalmente, justificam a proposta do Bloco de Esquerda e deveriam ser tidos em conta", considera aquela força política.

O BE "lamenta a decisão tomada e ainda mais o processo que levou à opção conhecida", acrescenta. In "O Mirante"

16/02/08

Bebidas alcoólicas junto das escolas em Alcanena


A Câmara de Alcanena desvaloriza a lei que proíbe a instalação de estabelecimentos comerciais com venda de bebidas alcoólicas junto às escolas.
Luís Azevedo deixou explícito na última reunião do executivo de que não faz sentido estar a definir-se limites quando os próprios estabelecimentos já estão abrangidos pela lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos.

O Decreto-Lei n.º 9/2002 de 24 de Janeiro, que regula o consumo de bebidas alcoólicas, vem dizer no artigo 12, nº 6 que “as áreas relativas à proibição referida no número anterior (a instalação de estabelecimentos onde se vendam bebidas alcoólicas junto das escolas de ensino básico e secundário) são delimitadas, caso a caso, pelos municípios, em colaboração com a direcção regional de educação”.

Sem limite mínimo previsto pela lei, a autarquia aprova que haja a instalação de cafés ou restaurantes na linha além do passeio e estrada circundante aos estabelecimentos de ensino do município. “Nós não temos de ser fiscais de ninguém” diz o presidente da câmara na expectativa de que as entidades responsáveis pela fiscalização e os proprietários cumpram as normas vinculativas neste tipo de situações. A oposição não se manifestou contra.

A vereadora Ana Cláudia Coelho (PSD), professora da Escola Secundária de Alcanena, disse na reunião de câmara concordar com o ponto de vista do presidente, embora considere que a autarquia está a desvalorizar a questão em termos de futuro, permitindo que este tipo de estabelecimentos continue a proliferar nas imediações das escolas. A vereadora disse ainda a O MIRANTE que as escolas controlam as saídas dos alunos dos recintos escolares salvaguardando situações menos desejáveis.

Segundo a maioria liderada pelo independente Luís Azevedo, “os alunos que pretendam consumir álcool tanto o fazem nas proximidades de cafés perto das escolas como noutros mais distantes”, cabendo aos donos dos próprios cafés cumprirem as proibições vigentes.
In "O Mirante"

13/02/08

Eleições no PS Alcanena


Eleições para a Comissão Política Concelhia de Alcanena
15 de Fevereiro (sexta-feira)
17.30 - 21.30

Até à data existem duas listas candidatas, concorrendo a presidentes da CPC a camarada Fernanda Asseiceira, actual presidente, e o camarada Rui Anastácio. In "PS Alcanena"

XXII Estafeta Rio Maior - Alcanena


Prova que liga as duas sedes de concelho reuniu 24 equipas

Numa organização conjunta das Câmaras Municipais de Alcanena e Rio Maior, realizou-se, no passado dia 10 de Fevereiro, a XXII Estafeta Rio Maior – Alcanena, prova que contou a participação de 24 equipas (19 no sector masculino e 5 no feminino).


Esta prova de estrada tem vindo a realizar-se alternadamente e este ano a partida foi de Rio Maior com chegada em Alcanena.
A prova feminina, com partida em Alcanede, foi ganha pela equipa do Clube de Natação de Rio Maior, com o tempo de 1.14,13, tendo ficado em 2.º lugar a equipa da UDR Zona Alta, de Torres Novas (1.15,41) e em 3.º o Clube Atlético Riachense (1.20,14).
A prova masculina, no Escalão Sénior, foi ganha pelos atletas do CUA Benavente, com a marca de 1.55,36. Em 2.º e 3.º lugar ficaram as equipas do Clube de Natação de Rio Maior – A e da UDR Zona Alta, de Torres Novas, com os tempos de 1.56,12 e 2.06,57, respectivamente.
No Escalão de Veteranos, o 1.º lugar da tabela classificativa foi conquistado pela equipa da Clac Tany Entroncamento – C (2.04,56), tendo a ARC Frade de Cima e a A3C Comeira – Porto de Mós ficado classificados em 2.º e 3.º lugares, com os tempos de 2.10,10 e 2.15, 15, respectivamente.

A equipa da casa do Povo de Alcanena fez-se representar na prova masculina, tendo a equipa A ficado classificada em 7.º lugar no Escalão de Seniores. Já no Escalão de Veteranos a equipa da casa alcançou o 6.º lugar.
No final da prova foi servido o almoço no Refeitório da Escola EB 2, 3 Dr. Anastácio Gonçalves, em Alcanena, após o que se seguiu a entrega de prémios às equipas participantes na Estafeta. No próximo ano, a 23.ª edição desta competição terá início em Alcanena, com chegada em Rio Maior. Fonte " e-viver Alcanena"

12/02/08

Caminhadas pelo Concelho


Próxima caminhada será na freguesia de Serra de Santo António

A freguesia de Serra de Santo António recebe, dia 17 de Fevereiro, a próxima caminhada do projecto Caminhadas pelo Concelho.
A concentração está marcada para as 10:00h no Largo da Igreja e as inscrições, efectuadas no próprio dia, são gratuitas.

Para participar apenas precisa de calçado e vestuário apropriado para o efeito, água e boa disposição q.b.

Como habitualmente, a Câmara Municipal de Alcanena coloca à diposição um autocarro para transporte dos participantes das zonas de Alcanena e Minde, com partida marcada para as 9:30 na Praça 8 de Maio, em Alcanena, e no Largo do Coreto, em Minde. Participe!
In Agenda "CM Alcanena"

III Feira dos Stocks / 2008




Terceira edição repete sucesso das edições anteriores
O Pavilhão Multiusos de Alcanena acolheu, entre os dias 8 e 10 de Fevereiro, a terceira edição da Feira dos Stocks, uma organização da ACIS - Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã -, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena.

A abertura da Feira contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eng.º Luís Azevedo, assim como de representantes da ACIS, entidade dinamizadora do certame.

Pelo recinto, que contou com cerca de 40 expositores, dez dos quais do concelho de Alcanena, passaram largas centenas de pessoas.

No Pavilhão Multiusos de Alcanena os visitantes puderam adquirir variadíssimos artigos de qualidade a preços reduzidos, nomeadamente artigos de vestuário e calçado, artigos em pele, artigos desportivos, artigos de decoração, brinquedos, bijuteria, entre outros.

Este certame visa proporcionar um espaço onde as empresas tenham a possibilidade de efectuar bons negócios, através do escoamento de stocks e restos de colecção, com qualidade e a baixo preço, reunindo num só local um vasto leque de produtos.
In "CM Alcanena"

Fotos de Alcanena




Uma das melhores colecções de fotos que conheço na net sobre o Concelho de Alcanena, é de autoria do fotógrafo Dias dos Reis e está aqui - http://www.pbase.com/diasdosreis/alcanena.

Um excelente trabalho sobre Alcanena, os Olhos de Água e a Igreja de Monsanto. Esperemos que dê uma certa continuidade.

11/02/08

Formação Autárquica - Auditório Municipal de Alcanena


No próximo dia 12 de Fevereiro, terça-feira, pelas 21 horas, vai o PSD levar a efeito uma sessão de Formação, organizada pelas Comissões Políticas Distrital de Santarém e Concelhia de Alcanena, no sentido de promover a reflexão e m torno da legislação autárquica.

Programa
21h00 (Abertura)
– Dr. Manuel Frexes, Presidente da Câmara do Fundão e Presidente dos Autarcas Sociais-democratas (ASD);
21h20 (Formação Autárquica) – Dr. João Paulo Zbi, Jurista
21h45 (Debate) – Intervenção dos Convidados
22h30 (Encerramento) – Dr Vasco Cunha, Presidente da Comissão Política Distrital de Santarém

Ana Claudia Coelho In "PSD Alcanena"

Museu do Curtume - Contradições


Blog PSD ALCANENA (06 Fev):

É do conhecimento geral que as obras de construção do Museu de curtume já iniciaram, no passado dia 7 de Janeiro, estando os trabalhos no valor de 1 milhão e 650 mil euros, a cargo da empresa Lena Construções, devendo estes estar concluídos até ao final de Setembro de 2008.Neste âmbito, procedeu-se à demolição dos antigos celeiros da EPAC, a fim de se iniciar a construção do edifício que se constituirá no Museu do Curtume.

Várias foram as perguntas colocadas em sede de executivo camarário pela vereadora do PSD, assim como numa reunião agendada para o efeito pelo Sr. Vice Presidente, onde estiveram presentes, os técnicos responsáveis pela obra, os Senhores vice-presidente e chefe de gabinete e os três vereadores da oposição.Ficámos, desta forma, a saber que:

- o museu será composto por dois andares, nos quais haverá zonas de exposição permanentes e temporárias, pondo em evidência os processos e métodos utilizados desde o século XVIII nas actividades de curtumes; módulos multimédia; auditório que funcionará como centro educativo; espaço a dinamizar pelo CTIC, entre outros.
- a verba orçada apenas diz respeito à construção do edifício;- não existe orçamento quanto aos restantes custos: recuperação de máquinas; equipamento diverso; módulos multimédia, tendo sido afirmado que a recuperação de cada máquina rondaria os 10 000 euros.

Perante esta informação ou falta dela, a vereadora do PSD questionou de novo o executivo, na reunião de 28 de Janeiro, nomeadamente sobre:- de acordo com os documentos disponíveis no site do Plano Operacional da Cultura http://poc.min-cultura.pt/ , o total do investimento do Museu do Curtume é de 1.874,26 €, sendo apenas 54% elegível (1.012.014,14), não se sabendo até à data, se o município irá, de facto, receber essa percentagem, dado que ainda continua na 3ª posição em overbooking.

Neste sentido, caberá à câmara custear os restantes 46%, isto é, 862,224,586€, ou a totalidade da obra.- do conhecimento que obtivemos do projecto, ficámos com a certeza de tratar-se de uma obra megalómana e que a autarquia ao contrário do que tinha afirmado anteriormente, se lançou “sem rede”, isto é, sem ter garantido o seu financiamento;

De acordo com as condições gerais de aprovação do POC, (Programa a que o município se candidatou) existem regras que o município tem que cumprir para obtenção do financiamento, a saber (entre outras):
- Garantia que o projecto tenha início material no prazo de 6 meses, devendo o projecto de contratação encontrar-se na fase de adjudicação;
- Demonstração da viabilidade económico-financeira do projecto;
- Demonstração da viabilidade económico-financeira da manutenção e reposição do projecto.

Neste âmbito, a vereadora do PSD solicitou os seguintes documentos:
- Estudo de viabilidade económico-financeira do projecto;
- Estudo da sustentabilidade económico-financeira do projecto quanto às condições de manutenção e reposição.

A resposta não podia ser mais surpreendente, na medida em que o Senhor Presidente afirmou: desconhecer essas condições de aprovação; não possuir tais documentos, pois ainda não lhe tinham sido solicitados; que os estudos de viabilidade económica dizem aquilo que nós queremos que eles digam…

Mais uma vez e à semelhança do que aconteceu com projectos, como o Hotel, o Centro de Ciência Viva, a autarquia continua a assumir despesas cuja real proporção desconhece, nem se preocupando em estudar formas de rentabilizar estas despesas megalómanas em reais investimentos que revertam a favor do desenvolvimento do concelho.

Mais uma vez, assistimos à falta de visão de um executivo que se contraria sistematicamente, cuja gestão económica danosa prejudica o presente eo futuro do concelho.

O PSD de Alcanena :
- não põe em causa a pertinência do perpetuar da identidade do concelho personificada parcialmente neste projecto;
- lamenta, sim, esta atitude do executivo e reafirma que todos os investimentos projectados e sustentados em projectos de viabilidade económica-financeira que permitam agregar investimentos das forças vivas do concelho e/ou fora deste podem ser mais valias para o desenvolvimento do município;
- só reconhece a valia de um projecto desta natureza, quando alicerçado em todos os pressupostos que devem suportar investimentos desta índole.

Retirado do blog: http://www.psdalcanena.blogspot.com/ com assinatura de Ana Cláudia Coelho, Vereadora do PSD. O rearranjo do texto e destaques são da nossa responsabilidade.

COMENTÁRIO: como é possível? A ser verdade o que a Sra. Vereadora diz, um mínimo de quase um milhão de euros (fora os tais outros custos relativos ao recheio) vão ser suportados pela Câmara num Museu megalómano. (JMQ in "Minde-Online)"

09/02/08

Taça Escolar de Educação Rodoviária


52 Crianças do distrito de Santarém mostram o que sabem em Alcanena

A fase distrital da Taça Escolar de Educação Rodoviária será disputada no próximo dia 9 de Fevereiro, em Alcanena.

A prestação de provas terá início às 10:00h, com a realização da prova teórica, nas instalações da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena, seguindo-se a prova prática, a realizar na Escola Fixa de Trânsito de Alcanena.

Empresa de Alcanena vende cebolas e batatas online


O êxito está muitas vezes ligado à inovação, criatividade e dinamismo.
Depois do enorme sucesso que a empresa Mediciu de Alcanena alcançou o Verão passado com a venda de embalagens de cebola rica em ácido fólico para grávidas e crianças, eis que agora propõe vender packs de cebolas e batatas através da internet.

Rute Rosário iniciou a sua actividade, há seis anos, com um capital inicial de 500 euros. Em 2005 facturou 1,5 milhões de euros, 2,7 milhões em 2006 e 3,2 milhões em 2007, sendo objectivo chegar este ano aos 7 milhões de euros.



A propósito desta iniciativa a Agência Lusa divulgou:
"A empresa Rute Rosário / Mediciu, de Alcanena, especializada na comercialização de cebolas, lançou esta semana um produto de venda exclusiva on-line, com entrega ao domicílio, com um sistema de acumulação de pontos para fidelizar e atrair novos clientes.

Vítor Emanuel, responsável do marketing da Rute Rosário/Mediciu, empresa que se dedica à recepção e embalamento de cebola com sede em Alcanena, disse à agência Lusa que estão já disponíveis, no site da Mediciu, três packs que podem ser encomendados on-line com entrega, num prazo de 48 horas, «à porta do cliente, incluindo no canto mais recôndito de Portugal».

A empresa propõe-se entregar em casa do cliente packs com um total de 20 quilos (um com mistura de diversos tipos de batata e cebola, com oferta de um saquinho de alhos, outro só de batatas e outro só de cebolas), embalados em caixas de cartão, que apenas podem ser encomendados on-line.
(...)
«Creio que somos pioneiros na venda on-line deste tipo de produto com entrega ao domicílio nesta dimensão», disse, afirmando que a distribuição será feita por uma empresa com sede em Barcelona que irá alargar o serviço a toda a Espanha a partir de Maio.
«O nosso objectivo é chegar ao fim do ano com 100.000 encomendas feitas, mas só teremos uma ideia do sucesso da iniciativa daqui a dois, três meses», afirmou.
(...)
A empresa tem em processo de licenciamento na Câmara Municipal do Entroncamento o projecto de construção de uma fábrica de descasque, embalamento e armazéns para conservação com uma área de 12.000 metros quadrados que quer inaugurar até ao final do ano.
"

Ler mais in "Diário Digital / Lusa" ..... "Site da Empresa "

Prevenção Contra Incêndios


Dia 12 de Fevereiro, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena
Reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios


A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios - CMDFCI - de Alcanena reune no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 10:00h, no Auditório dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Avaliação do Dispositivo de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2007;
2. Plano de Acção para 2008;
3. Outros Assuntos.


Esta reunião será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eng.º Luís Azevedo, e contará com a presença de representantes dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Bombeiros Voluntários de Minde, GNR de Alcanena, Exército, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) e Direcção Geral dos Recursos Florestais (DGRF).
Estarão também presentes nesta sessão o Presidente da Junta de Freguesia de Espinheiro, em representação das Juntas de Freguesia do concelho, e o representante dos proprietários florestais do concelho de Alcanena.

Foram ainda convidados para marcar presença nesta reunião da CMDFCI de Alcanena representantes das seguintes entidades: Protecção Civil do Distrito de Santarém, EDP, Estradas de Portugal e Tagusgás. (fonte: e-viver Alcanena)

08/02/08

Atitude e Vivências


Atitude e vivências
- Padre António Ribeiro
(...) Em seguida olho para a nossa sociedade local. Nalguns momentos dá-me vontade de fugir. Sinto uma grande tristeza na forma mesquinha e tacanha como somos conduzidos, na falta de perspectiva global e na falta de um projecto comum para o bem de todos. Nas entrelinhas vou entendendo como cada um procura safar-se e como nos bastidores faz os seus jogos baixos para conseguir os objectivos egoístas que quer alcançar. Dói-me um pouco a ausência de perspectivas para a população do Concelho e como os interesses pessoais se sobrepõem aos interesses comuns. (...)

Padre António Ribeiro no Editorial da Revista "O Alviela" 25 JAN 06
Publicado em "Alcanena.Net"

Tiago Guedes em Vivat la Danse




Natural de Minde, Tiago Guedes cedo rumou para a capital para se dedicar à dança. Criou uma expressão e um estilo próprio, e depressa passou a coreógrafo e assumiu direcção de espectáculos. O ano passado surpreendeu com "Matrioska", e este ano escolheu os palcos internacionais para apresentar a sua nova obra. A comunicação social divulgou:

Tiago Guedes faz estréia mundial na França

"Tudo tem que mudar" é o nome do espectáculo concebido pelo bailarino e coreógrafo Tiago Guedes que terá estreia mundial a 01 de Fevereiro no Festival Vivat la Danse!, no Théâtre Le Vivat, em Armentières, França.

Uma co-produção daquele teatro francês - onde Tiago Guedes está a efectuar uma residência de criação no triénio 2006-2008 - Tudo tem que mudar estreia-se em Portugal a 5 de Junho, na Culturgest, no âmbito do Alkantara Festival.

O espectáculo «será uma viagem a um mundo imaginário construído a partir de outros mundos bem reconhecíveis», diz o coreógrafo, citado no comunicado da Materiais Diversos, a estrutura de produção e difusão de artes performativas que dirige.
«Como se consegue ir ao encontro de uma outra cultura sem nunca a ter experimentado? De que forma as nossas mentes constroem ideias ‘a priori’ que depois se revelam insustentáveis?» - são algumas das perguntas que servem de mote ao espectáculo.

«É acerca desta construção ‘a priori’ que me quero debruçar… - explica Tiago Guedes - ideias preconcebidas, construção de mundos paralelos, referências a isto e àquilo, imagens pueris».
O objectivo - remata - é «construir um mundo que nos leva para longe, que dialoga com outros que conhecemos, por evocação e não pela experiência». Ler mais em "Actual X"

07/02/08

CARSOFÉRIAS de Páscoa


A "Aventura Científica" é mais uma das propostas do Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO.
As Carsoférias da Páscoa arrancam já no próximo dia 15 de Março, com actividades tão diversificadas como visitas temáticas, saídas de campo, experiências, jogos lúdico-pedagógicos ou desportos de Natureza.
Para mais informações contacte o Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO através do telefone 249 881 805 ou do e-mail
info@alviela.cienciaviva.pt .

Torneio Futsal Inter-Bombeiros em Minde




Organização: BV MINDE     VER CALENDÁRIO DOS JOGOS »»»

06/02/08

As Actas da CMA, ou a falta delas


Este Executivo Camarário já nos habituou e levar a efeito a gestão do Concelho sobre o desígnio do secretismo, sendo adepto da falida teoria, de não dar ouvidos a ninguém. Eles é que têm a maioria, e eles é que são os iluminados que sabem o que é melhor para nós.
Um bom exemplo é a falta de informação oficiosa que o site oficial da CMA nos fornece. Uma falta de transparência que que considero um verdadeiro atentatado ao conceito de vivência democrática dos tempos em que vivemos.
Concursos Públicos, Geminações, Projectos, Parcerias, etc, etc., são tabús neste site.



Gritante é a irregulariedade e falta de publicação de actas.
Íncrivel é não existir nenhuma Acta de Reunião da Assembleia Municipal referente a 2007, e no período dos últimos 4 anos apenas existerem 3 actas publicadas referentes a 2006.
Será que não reuniram? Será que a Assembleia Municipal já deixou de ser o órgão máximo do Concelho e passou a ser um mero enfeite? Será desleixe? Será o quê?
Não sei.
Sei é que isso significa uma grande "desconsideração pela população e abuso de poder", e uma vergonhosa arrogância e falta de transparência que pode induzir certas desconfianças.
Nesta matéria, uma atitute vigorosa do Presidente da Assembleia Municipal exigindo a publicação dos referidos documentos, será o mínimo exigível. Os cidadãos votaram e têm o direito, e o dever, a ser informados.

Acabada de publicar foi a acta da Reunião do Executivo de 10.12.2007.

Foi a reunião onde foi discutido, e chumbado, o Plano Orçamental para 2008 (que veio a ser depois viabilizado na Assembleia Municipal), com grandes intervenções e propopstas das Sras. Vereadoras Ana Claudia Cohen (PSD) e Fernanda Asseiceira (PS). Notou-se que fizeram o trabalho de casa e levaram a "lição estudada". Gostei !

A Dra. Ana Claudia Cohen começou por questionar a Sr. Presidente sobre o Plano de Acção ALCANENA 2013, e falou de uma série de propostas que o executivo devia pôr em prática. Contestou o Plano Orçamental, discorda dos projectos das Zonas Industriais de Minde e Alcanena, fala de uma Zona Industrial a Norte do Concelho (Vale Alto), contesta muitas de medidas no investimento e gestão camarária, apoia o Museu do Curtume e o Museu da Aguarela, mas discorda profundamente do projecto Acção Museu Territorial. É desajustado.

A Dra. Fernanda Asseiceira debruçou-se mais sobre o Plano Orçamental, com questões bastante pertinentes e discordando de muitas rubricas orçamentais. Apresentou soluções, falou de impostos e mostrou que não está muito de acordo com a gestão do Presidente Azevedo.

Foi ainda aprovado o valor de 15 euros/m2 na Zona Industrial de Minde, havendo um Regulamento que irá ser publicado no Diário da República (não no site da CMA), e foi ainda deliberado, submeter o mesmo a inquérito público e a participação dos interessados, pelo período detrinta dias, a contar da data da publicação em “Diário da República”, nos termos do artigo centésimo décimo sétimo e centésimo décimo oitavo do Código do ProcedimentoAdministrativo, sendo, contudo, desde já, submetido à apreciação da Assembleia Municipal.

Pois... Assim vai a n/ política ! (ou maneira de fazer política)